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Dia do Advogado: interdisciplinaridade e efeitos da pandemia estão entre os desafios dos profissionais familiaristas
Atualizado em 13/08/2020.
Celebrado nesta semana, na última terça-feira (11), o Dia do Advogado convida à reflexão sobre os caminhos e os desafios da profissão. O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM ouviu dois de seus membros para investigar a prática familiarista na atualidade. Em entrevista, eles apontaram que a interdisciplinaridade e a atenção aos efeitos da pandemia do Coronavírus impõem realidades adjuntas à atuação na área.
Diretor executivo da seção Rio Grande do Sul do IBDFAM, Conrado Paulino da Rosa identifica a necessidade de reconhecimento da especialidade enquanto característica necessária. “Vivemos uma época de constante atualização, principalmente nas áreas de Família e Sucessões. Desta forma, assim como já acontece na área da medicina, por exemplo, vejo como essencial que a população tenha a consciência de que o agir específico do profissional é determinante para uma boa atuação”, afirma.
A interdisciplinaridade é fundamental, segundo o advogado, para uma atuação em consonância com as múltiplas realidades das pessoas. “Não há como atuar sem o conhecimento interdisciplinar. Cada vez mais o trabalho em rede com a psicologia, psiquiatria e serviço social são determinantes para o bom resultado da causa”, destaca Conrado.
Métodos consensuais para solução de litígios
Cara a todos os profissionais do Direito, o conhecimento interdisciplinar tem valor acentuado aos profissionais familiaristas. “As demandas relacionadas ao Direito de Família e Sucessões possuem uma forte carga emocional, de maneira que em muitos casos apenas a solução judicial do litígio não coloca fim ao conflito”, aponta Conrado.
“Assim, o fomento aos métodos consensuais de resolução da controvérsia, aliados a um espaço de trabalho multidisciplinar, possibilita aos envolvidos uma mudança de olhares sobre o luto de uma dissolução afetiva ou sobre a importância do cuidado parental, fatores que nenhuma sentença poderia possibilitar a modulação dos comportamentos com tanto êxito”, acrescenta o advogado.
Estar em constante atualização é uma necessidade, segundo ele. “Trazer luz a essas questões incentiva um novo agir dos profissionais do Direito, em busca de um agir conjunto, interdisciplinar, ultrapassando a zona de conforto em busca de uma nova direção, com desprendimento de dogmas, capacidade de assumir novas linguagens e aceitar novos horizontes para práticas que, até então, imaginávamos como uma única forma de agir”, assinala Conrado.
Presença nas redes sociais
A advogada Camila Masera, também membro do IBDFAM, encontrou nas redes sociais o espaço ideal de divulgação de seu trabalho e expertise. Por meio do perfil @advogandoemfamilia, no Instagram, ela fala a mais de 105 mil seguidores.
Em suas páginas, ela dá dicas de como os advogados podem potencializar sua presença nas redes. “Além dos desafios da advocacia, existem os desafios da pessoa empreendedora. Hoje, a advocacia autônoma também é vista como um negócio, que envolve gestão da carreira, de recursos, receitas e despesas e marketing pessoal”, destaca.
Aos leitores do IBDFAM, a influenciadora digital dá um passo a passo de como se destacar no ciberespaço. “A primeira coisa que sempre indico para os meus consulentes de produção de conteúdo jurídico digital é definir qual é o seu objetivo com o uso das mídias digitais, bem como para quem você fala”, inicia.
“Se você utiliza uma linguagem mais difícil, mais técnica, provavelmente vai falar com outros profissionais da mesma área. Se você fala a linguagem do seu cliente, o palavreado dele e é didático nas palavras, a sua chance de prospecção de clientes é mais alta”, detalha Camila.
Definir os propósitos para a auto divulgação é essencial. “Inicialmente, é preciso saber qual é o objetivo com as mídias, se é construção de autoridade, ser palestrante ou professor, a prospecção de negócios ou prospecção direta de clientes, a fim de delimitar a linguagem a falar com a sua persona.”
“Depois disso, é interessante estudar a questão do personal branding, que é a marca pessoal, desenvolver as suas características essenciais ligadas à sua imagem, experiência e personalidade, além de utilizar estratégias de marketing de conteúdo, que é a publicização de conteúdo útil e relevante para a sua persona, de modo que ela extraia aquela informação e a aplique na vida prática, bem como tenha interesse de te contratar em eventual dor ou problema específico que o profissional trate”, finaliza Camila.
Atualização e reinvenção
Segundo Camila Masera, as redes sociais têm grande importância neste momento de enfrentamento da pandemia do Coronavírus e pode servir aos profissionais para a reinvenção. “Cada vez mais as pessoas estão utilizando a internet para buscar a solução de suas dores e problemas apresentados”, pontua.
A prática familiarista, neste contexto, sequer o acompanhamento das transições que a sociedade vem sofrendo, de acordo com a advogada. “Existem alterações na convivência familiar, na questão dos alimentos, do convívio entre casais, entre outras. O advogado familiaristas precisa estar muito atento às novas demandas causadas pelos efeitos da pandemia”, destaca Camila.
“Quando utilizadas para fins educativos, ilustrando informações pertinentes e úteis para o potencial cliente, este se aproxima do profissional à medida em que se identifica com ele. As redes sociais são importantes para construção de uma autoridade dentro do segmento familiarista”, frisa a influenciadora.
Ela arremata que a advocacia, por si só, já é uma profissão essencialmente desafiadora. “Ser uma advogada jovem e autônoma engrandece esses desafios. É uma jornada difícil, porém prazerosa. A cada experiência e ensinamento extraído, conseguimos construir mais solidez na nossa profissão. Os desafios da prospecção, da solidez da carreira no segmento, da construção da minha autoridade, todos eles fazem parte da minha jovem advocacia autônoma”, compartilha Camila.
Atendimento à imprensa: ascom@ibdfam.org.br