IBDFAM: IV Encontro Catarinense de Direito de Família

Eventos/Lives

IV Encontro Catarinense de Direito de Família
De: 06/11/2015 Até: 06/11/2015

Sobre:

Data: 04, 05 e 06 de novembro

Local: Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina, Rua dos Bambus, 116, Itacorubi, Florianópolis, SC.

Informações:ibdfamsc@gmail.com

 

 

31/ago

30/set

31/out

Profissionais associados ao IBDFAM

      200,00

      250,00

      300,00

Profissionais não associados

      300,00

      350,00

      400,00

Alunos de graduação associados ao IBDFAM

      100,00

      125,00

      150,00

Alunos de graduação em geral

      200,00

      250,00

      300,00

 

DIA04 DE NOVEMBRO DE 2015 (QUARTA-FEIRA):

 

18:30h – Credenciamento

19:30h  – Solenidade de abertura

20:00h – Conferência de abertura com o Des. Subst. Paulo Henrique Moritz Martins da Silva, com o tema, "As perspectivas para o novo CPC" (é magistrado há vinte e cinco anos. Juiz de Direito de Segundo Grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, atua na 1ª Câmara de Direito Público.

É professor de Direito Processual Civil, tem artigos jurídicos publicados em Revistas especializadas e integra a Comissão da Associação dos Magistrados Brasileiros para a elaboração do Novo Código de Processo Civil.

Debatedor:Dr. Juliano Gonçalves da Silva (defensoria pública)

Coordenador:Dra. Tatiana Haas Della Giustina

21:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

21:20h – Lançamento do livro:

21:20h – Coquetel de abertura

 

DIA05 DE NOVEMBRO DE 2015 (QUINTA-FEIRA):

 

9:00h – Palestracom a Dra. Maria Luiza Póvoa Cruz, com o tema, "Planejamento Sucessório".Advogada inscrita da OAB/GO, sócia-fundadora do escritório de advocacia Maria Luiza Póvoa Cruz & Advogados Associados, magistrada aposentada, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Goiás – IBDFAM-GO, membro efetivo da Academia Goiana de Direito – ACAD – cadeira 47, e professora da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás – ESMEG.

Debatedora:Dra. Luciana Nahas

Coordenadora:Dra. Joana Ribeiro

10:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

10:20h – Lançamento do Livro:

10:20h – Coffe Break

10:40h – Palestra com a Dr. Juarez Furtado, com o tema “E NO MEIO DA ENCRUZILHADA,ME ENCONTRAVA EU! Uma leitura ampliada sobre a quebra da estrutura familiar, seus conflitos e resultados na SAÚDE física e psíquica da criança”.Médico pediatra com formação médico-Homeopática, possui ainda formação médico antroposófica e está realizando especialização em biofísica quântica pela UNINTER - SC. Possui diversos cursos em Oligoterapia e Terapias Nutricionais.

Debatedor:Dra. Caroline Hilário

Coordenadora:Dra. Joana Ribeiro

11:40h – Término da Palestra e início de debates

12:00h – Lançamento do Livro

12:00h – Pausa para almoço

14:00h – Palestra com aDra. Ângela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez, com o tema, “A nova lei de guarda compartilhada: avanços e retrocessos " (é juíza titular da 1ª Vara Especializada de Família e Sucessões de Cuiabá – Mato Grosso. Foi vice-presidente do Ibdfam de Mato Grosso, por dois mandatos e atualmente exerce o cargo de presidente na referida instituição. Atua como magistrada de Vara das Famílias há mais de dez anos, tendo sido eleita, juíza representante de todos os magistrados que, compõem o Pólo VI, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no período de 2010/2012.Foi por vários anos capacitadora do Projeto JEP (Jurisprudência da Igualdade), desenvolvido pela ANM - Associação Nacional dos Magistrados e InternationalAssociatronofWomenJudges.Professora universitária lecionou e coordenou projetos, junto às Faculdades de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Unicen - Universidade do Centro Oeste.Lecionou, também, na Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, na Escola Superior do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, pertencendo atualmente ao quadro de docentes da Escola da Magistratura de Mato Grosso - EMAM.Foi fundadora do Movimento Nacional de Direitos Humanos e, representante regional do Centro Oeste, por seis anos consecutivos. Representou o Brasil, na luta pela implantação dos direitos humanos, perante instituições humanistas, partidos políticos e governo da Alemanha.Coordena, atualmente, o Projeto “Revisitando o Direito das Famílias” em Mato Grosso, proferindo palestras, mini cursos, elaborando artigos, dentre outras atividades.

Debatedor:Dra. Simone Faria Locks

Coordenadora:Dra. Tamara Agnes

15:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

 

15:20h – Palestra com o Arthur Del Guércio Netocom o tema: “O Direito de Família e Sucessões perante o cartório de notas”.Tabelião do Cartório de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Itaquaquecetuba. Foi Tabelião do Cartório de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Campos do Jordão, e Interventor e Oficial/Tabelião Designado do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais, de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Cordeirópolis. 2° Secretário do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, São Paulo, IEPTB-SP. Conselheiro da Associação dos Titulares de Cartório, São Paulo, ATC-SP. Conselheiro da União Internacional do Notariado Latino-UINL. Autor do texto “O protesto de certidões de dívida ativa e a eficiência administrativa”, publicado no livro “Estudos Avançados de Direito Notarial e Registral”, da Editora Elsevier, bem como em cartilhas do IEPTB-SP e IEPTB-MG. Autor do texto “O protesto extrajudicial como forma de recuperação de crédito”, publicado em cartilha do IEPTB-SP. Palestrante e Professor em diversas instituições, tratando de temas voltados ao Direito Notarial e Registral, dentre elas a VFK Educação. Colunista Mensal no jornal “Diário do Alto do Tietê – DAT”.

Debatedor:Dr. Otávio Margarida

Coordenador:

16:20h - Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

16:40h – lançamento de livro:

16:40h – Coffe Break

17:00h – Palestra com a Dr. Dimas Messias de Carvalho, com o tema "Dano moral por inadimplemento alimentar” (mineiro, Mestre em Direito Constitucional pela FDSM; Promotor de Justiça aposentado no Estado de Minas Gerais;  Professor de Direito de Família e Sucessões na UNIFENAS e no UNILAVRAS; Professor convidado em cursos de pós-graduação no IPOG (Goiânia/GO), CESUSC (Florianópolis/SC), FADERGS (Porto Alegre/RS), FDSM (Pouso Alegre/MG), Univ. Itaúna (Belo Horizonte/MG) e Faculdade Arnaldo (Belo Horizonte/MG); Pós-graduado em Direito Público, em Direito Processual, em Ciências Jurídicas e em Direito de Família e Sucessões; Advogado Especialista em direito de Família e Sucessões; Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM.

Debatedor: Dra. Caroline Hilário

Coordenadora:Dra. Rosane Maçaneiro

18:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

 

18:20h– Palestra com o Dr. Douglas Phillips Freitas que é advogado. Possui forte atividade acadêmica: Especialista em Psicopedagogia pela UNIVILLE; doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA/Argentina. Professor convidado da Escola Superior da Advocacia - ESA/RS. Professor convidado da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP. Professor de graduação e pós-graduação pela IES/FASC, CESUSC, UNIDAVI, UNOESC, CESULBRA, VOXLEGEM e UnC. Ex-professor das faculdades: ESTÁCIO DE SÁ, UNIBAN, CESUSC, IBES e CESBLU. Atividade profissional: Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM/SC. Membro da Comissão de Direito de Família da OAB/SC. Diretor catarinense nomeado pela Associação Brasileira dos Advogados de Família - ABRAFAM. Atividade literária: Membro do conselho editorial da Revista da Coordenação do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES e da Editora VOXLEGEM. Autor, co-autor e coordenador de diversos livros jurídicos.

Debatedor:Dra. Neila Barcelos

Coordenador:Dra. Sara Padilha

19:20h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

 

DIA06 DE NOVEMBRO DE 2015 (SEXTA-FEIRA):

 

09:00h – Palestra com Dr. Fernando Carlos de Andrade Sartori que possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor do Curso Êxito, professor palestrante da ESCOLA PAULISTA DE DIREITO, professor palestrante da FACULDADE INESP, professor palestrante do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e professor palestrante do Instituto Brasileiro de Estudos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. Oficial de Registro Civil e Tabelião de Notas de Campo Limpo Paulista, Estado de São Paulo.

Trará para nosso evento o tema: O inventário e a partilha no novo CPC.

Debatedor:

Coordenadora:Dra. Leila BrisolaQuintanilha

10:00h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

10:20h – Coffe Break

10:20h – Lançamento do Livro:

10:40h – Palestra com Conrado Paulino da Rosacom o tema: A transição do "eu ganhei a guarda" para o compartilhamento enquanto regra: apontamentos sobre a Lei 13.058/2014. Advogado, mediador de conflitos, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM / Seção RS, também é Doutorando em Serviço Social – PUCRS. Mestre em Direito pela UNISC, com a defesa realizada perante a UniversitàDegli Studi di Napoli Federico II, na Itália. Professor do UNIRITTER e FADERGS LaureateUniversities. Coordenador da Pós-Graduação em Direito de Família Contemporâneo e Mediação da FADERGS. Autor de obras sobre direito de família e mediação de conflitos. 

Debatedor:

Coordenadora:Dra. Gilmara Dunzer

11:40h – Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

12:00h – Pausa para almoço

14:00h – Palestra com o Dr. Marcelo Truzzi, com o tema "Perspectivas do Direito das Sucessões no Novo CPC" . Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Pós-Gradução da EPD-Escola Paulista de Direito, Professor da Atame-Cândido Mendes; Professor das Faculdades Integradas Padre Albino - Campus I. Presidente da Comissão dos Advogados do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Direito de Família-SP (IBDFAM/SP). Advogado militante, especialista em Direito de Família e Sucessões, autor de obra jurídica e artigos doutrinários em revistas especializadas.

Debatedor:

Coordenadora:Dra. Eunice Schlieck

15:00h – Término da Palestra e início de debates (20 min)

15:20h – Palestra com o Dr. João Aguirre, com o tema, "Os alimentos no novo CPC". João Aguirre que é Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitário do Instituto Internacional de Ciências Sociais.

Atualmente, é professor da Rede LF, coordenador da Pós-Graduação de Direito de Família e das Sucessões da Universidade Anhanguera-Uniderp/Rede LF e coordenador dos Cursos de OAB da Rede LFG.  Também é Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em São Paulo (IBDFAM-SP) e autor de diversas obras jurídicas, tais como "Direito do Consumidor" (Ed. Impetus) e "Responsabilidade e Informação" (Ed. Revista dos Tribunais).

Debatedor:

Coordenadora:Dra. Ana Paula Antunes Guedes

16:20h - Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

16:40h – Coffee Break

17:00h –Aguardando retorno / à confirmar / palestra com psiquiatra – ( Dr. Bruno)

18:20h – Palestra com a Desª. Dra. Salete Silva Sommariva, com o tema, tema “", (catarinense, de Lages. É Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina pelo Quinto Constitucional, após 25 anos de advocacia exercidos na cidade de Criciúma – SC (desde 31 de março de 2003).

É Desembargadora Presidente da Segunda Câmara Criminal e Coordenadora do Núcleo de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (biênios 2012/2013 e 2014/2015)

Debatedor:Ministério Público

Coordenadora:Dra. Sara Padilha

19:20h - Término da Palestra e início de debates (20 minutos)

 

19:40h – ENCERRAMENTO COM COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO

 

** Sujeito à alteração de horários sem prévio aviso. 

Outros Eventos/Lives
06/04
Reunião da Interdisciplinaridade do IBDFAM: Dispositivos de Escuta de Crianças e Adolescentes

De: 06/04/2024 Até: 06/04/2024

Local: On-line

Mais Informações

24/04
V Congresso Baiano e I Encontro Nordestino de Direito das Famílias e Sucessões - IBDFAM-BA

De: 24/04/2024 Até: 26/04/2024

Local: Salvador - BA

Mais Informações

24/04
Reunião das Comissões do IBDFAM-MA

De: 24/04/2024 Até: 24/04/2024

Local: On-line

Mais Informações

24/04
Oficinas de Comunicação Jurídica

De: 24/04/2024 Até: 24/04/2024

Local: On-line

Mais Informações

03/05
XIV Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões

De: 03/05/2024 Até: 04/05/2024

Local: Gramado - RS

Mais Informações

16/05
IV Congresso de Direito das Famílias e Sucessões do Interior do Paraná do IBDFAM

De: 16/05/2024 Até: 17/05/2024

Local: Maringá - PR

Mais Informações

24/05
II Seminário de Adoção do IBDFAM

De: 24/05/2024 Até: 24/05/2024

Local: On-line

Mais Informações

29/05
Reunião das Comissões do IBDFAM-MA

De: 29/05/2024 Até: 29/05/2024

Local: On-line

Mais Informações

Utilizamos cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade. Ao aceitar a nossa Política de Privacidade ou permanecer navegando em nosso portal, você concorda com essa utilização.